Por que usar o WordPress para meu blog?

O Wordpress é hoje a ferramenta mais popular para blogs e por sua praticidade e robustez, tornou-se um grande aliado de blogueiros e até mesmo de portais de conteúdo. A facilidade no uso do sistema e a grande quantidade de recursos como temas e plugins, tornam ele uma ótima opção para qualquer pessoa, grupo ou organização criar um blog.

WordPress

Atualizado em 27/09/2012

Blogs em wordpress

Para quem ainda não conhece, o WordPress é um dos CMS mais utilizados no mundo para blogs e até mesmo sites corporativos. De acordo com o site de estatísticas Built With, 51% dos sites da internet inteira que utilizam tecnologia CMS (sim, você não leu errado! De toda a internet) utilizam WordPress.

estatisticas-uso-wordpress-internet-inteira

Estatísticas relacionadas ao uso de CMS na internet inteira – 4 plataformas mais populares – Setembro/2016

Como já falamos em outros artigos, existem vários bons motivos para usar WordPress.

Neste artigo irei mostrar vantagens e facilidades de usar o WordPress especificamente para blogs.

É um software livre

O WordPress é um software de código aberto sob a licença GPL, ou seja, você pode usar livremente para qualquer fim, seja ele pessoal ou comercial.

Por ser um software de código aberto, ele ainda permite que você ou um programador especializado em WordPress, faça qualquer modificação necessária.

Plataforma com o “arroz e feijão” pronto para seu blog

Por definição o WordPress é uma plataforma de blog, ou seja, todos os temas mais básicos já tem a estrutura pronta para exibir posts, categorias e sidebar na home page. Com ele você já tem todas as definições básicas de um blog prontas para usar.

Através da aba de Posts, você poderá editar seu conteúdo usando qualquer tipo de mídia, como: texto, imagem, vídeo e até mesmo incorporar diferentes tipos de objetos externos como Youtube e Slideshare.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

A plataforma está disponível também em português-brasileiro, e a cada nova versão, ela recebe as atualizações de tradução em pouquíssimo tempo.

Facilidade na configuração e instalação de novos recursos

O WordPress é uma ferramenta projetada para ser fácil para qualquer usuário conseguir usar e até mesmo configurar temas ou plugins. Com um simples servidor web com PHP e banco de dados MySQL é possível fazer a famosa instalação do WordPress, que é tão simples como instalar um “programinha” qualquer no Windows.

Caso você ache isso complicado demais, a maioria dos servidores de hospedagem oferecem como serviço extra a instalação do WordPress, bem como outras plataformas de forma simples com apenas 1 clique.

Assim como a instalação é bem simples, a instalação de novos temas e plugins, que irei falar mais adiante, pode ser feita diretamente do Painel, onde você pode buscar, instalar e ativar, sem nem sequer sair do Painel do seu WordPress.

Milhares de temas prontos para você escolher

Além do tema default que já vem com a instalação básica, dentro do próprio portal do WordPress.org, você tem um diretório com mais de 1600 temas gratuitos para baixar e instalar em seu WordPress.

Sem contar nos milhares de sites que você também vai encontrar diversos temas gratuitos e pagos de diversas faixas de preço, que contam com excelentes opções a um custo muito baixo.

diretorio-temas-wordpress

Diretório de Temas WordPress

Vasto repositório de plugins

Além dos temas gratuitos, existem milhares de plugins que ajudam você a aprimorar os recursos básicos de seu blog.

Estes plugins ajudam você a fazer configurações adicionais tanto visuais como funcionais ao blog.  Conheça alguns plugins mais usados pelos blogs em wordpress:

  • Contact Form 7: ele permite você criar e inserir em seus posts e páginas, formulários de contato, cadastros de forma bem fácil;
  • All In One SEO Pack e Yoast SEO: com estes plugins é possível definir melhor seus títulos, meta-tags e meta-description de cada post para otimizar seu site para as ferramentas de busca. Duas opções válidas e eficientes;
  • Google Analytics for WordPress: este plugin permite a inclusão do código de acompanhamento do famoso Google Analytics, que permite você monitorar o tráfego de seu blog;
  • Akismet: com este plugin você terá uma proteção extra, contra os famosos comentários SPAM.

Leia um pouco mais sobre os plugins neste artigo que explica onde encontrar, como instalar e configurar novos recursos no site em WordPress através de plugins.

Recursos básicos que o WordPress oferece

  • Níveis de usuários: permite você configurar diferentes níveis de acesso que terão permissões diferentes para editar seu blog. Os níveis são administrador, editor, autor e colaborador;
  • Facilidades para trabalhar SEO: além de permitir já na configuração inicial ativar o uso de permalinks, você ainda pode usar plugins prontos para a otimização que vão te ajudar ainda mais;
  • Gerador de feed RSS: o WordPress já tem um feed xml pronto e disponível junto com o site, para que seus fãs e leitores possam assinar suas novidades usando qualquer leitor de feed;
  • Organização por categorias e tags: você pode (e deve) facilmente organizar seus posts usando as categorias e tags do WordPress e ter urls prontas que exibem este conteúdo filtrado, que pode auxiliar a navegação dos usuários por conteúdo similar ao que ele está vendo;
  • Widgets de customização: nos principais temas, você pode facilmente através do Painel, usar widgets na barra lateral, que são recursos que você inclui ou remove do site como, por exemplo: campo de busca, últimos posts, posts por categoria, nuvem de tags, sendo extensível ainda a novos recursos que você instala através de plugins como widgets de mídias sociais como Facebook e Twitter.

Conclusão:

O WordPress sem dúvida é uma das melhores opções disponíveis hoje para montar um blog, não só por ser de código aberto, mas também pela robustez e quantidade de recursos disponíveis e vantagens que oferece por padrão na plataforma.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

  1. Alex

    Lucas, eu realmente gostei do seu artigo e eu quero que você recomendar algo que tenho certeza que vai ser muito útil para você. É uma ferramenta de tradução que funciona perfeitamente com o wordpress: https://poeditor.com/, ter um plugin anexa, que permite que você trabalhe diretamente de sua plataforma wp. Você deve experimentá-lo sempre que você tem um projeto de localização.

Deixe uma resposta