Como escolher um tema do WordPress para meu site?

Dentre tantas opções para desenvolvimento do seu blog, site ou loja virtual, você decidiu que a alternativa que proporcionará melhor custo benefício para o momento é a utilização de um template pronto. Hoje em dia existem várias opções de templates prontos no mercado, e agora, qual a melhor opção para mim? Como escolher um tema […]

Temas WordPress

Atualizado em 26/05/2014

Temas em Wordpress Prontos

Dentre tantas opções para desenvolvimento do seu blog, site ou loja virtual, você decidiu que a alternativa que proporcionará melhor custo benefício para o momento é a utilização de um template pronto. Hoje em dia existem várias opções de templates prontos no mercado, e agora, qual a melhor opção para mim? Como escolher um tema do WordPress para o meu site?

Passo a passo de como escolher um template:

Recomendamos que siga os seguintes passos e dicas:

Defina o objetivo principal do site:

Exemplos de objetivos:

  • Quero divulgar minha empresa, produtos e serviços, mas não quero vender online, apenas gerar o interesse do cliente em entrar em contato;
  • Meu interesse é em ter uma loja online:
  • Desejo criar artigos e disponibilizar conteúdos em uma área de meu interesse.

Identifique o tema do WordPress que atende o seu objetivo principal.

Existem templates (temas) para cada situação que você deseja, temas para sites institucionais, blogs, lojas virtuais.  Escolha aquele que tem recursos específicos para sua necessidade. Em qualquer site, o principal é o conteúdo, seja ele de texto, imagens e ou vídeos. Defina o que você deseja divulgar de conteúdo e busque um template que comporte todos eles. O layout será uma consequência e ficará mais fácil de adequá-lo a necessidade, uma vez que a personalização de cores é simples em qualquer template adquirido.

Não utilize, por exemplo, um tema de loja virtual para criar um blog apenas por que o modelo de página de blog desta loja é mais bonito. Se o objetivo é apenas ter o blog e você comprar uma loja completa, será necessário desativar todos os recursos que você não queira. O tempo para essa configuração poderá ser maior do que desenvolver uma solução totalmente personalizada, tornando assim o projeto inviável. Adaptar o tema que tem um objetivo para outro torna, em muitos casos, o projeto inviável, se para atender sua necessidade isso for preciso é melhor buscar outro template ou ainda avaliar se um site exclusivo não atenderia melhor seu projeto.

Se a sua empresa não possui um conteúdo de imagens tão bacana, não escolha um template que foque no uso de imagens no conceito visual como um todo. A versão final poderá ficar prejudicada por essa falta de qualidade das imagens que você dispõe.

Avalie a organização do conteúdo

Verifique se a organização proposta pelo tema atende a necessidade de exposição de suas informações. Avalie se os conteúdos que demandam mais destaque receberão a prioridade necessária.

Configurações recomendadas para seu template:

Escolha um tema que seja sempre atualizado e compatível com as últimas versões do WordPress para que o tempo de vida do site seja prolongado. Prefira templates que são responsivos, pois a tendência é ter cada vez mais usuários que utilizam celulares e tablets. Muitos templates já são responsivos por padrão, garantindo a adaptação do site para estes dispositivos.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Na implantação e configuração do seu site, recomendamos também utilizar a maior quantidade de recursos já disponíveis no tema, ao invés de personalizar alterações a nível de código-fonte, pois isso pode gerar problemas com atualizações do próprio tema que possam surgir.

Veja as opiniões de quem já usou o template

Em muitos sites são apresentados o número de compras dos temas, comentários dos usuários que já utilizam o tema e ainda o histórico de atualizações e correções do tema. A experiência dos usuários que já utilizaram o tema será de grande valor, pois você poderá conferir na íntegra se o tema foi fácil ou não de trabalhar baseado nos comentários deixados. Caso tenham comentários negativos, avalie se o que foi reportado poderá prejudicar seu projeto de alguma forma. Se o problema reportado puder afetar seu projeto, prefira outro tema.

Implemente o tema com quem entende

Você já sabe ou possui conhecimento para configurar o template? Legal, então mãos a obra! Se precisar de auxílio, saiba que existem empresas especializadas na plataforma WordPress para auxiliar na configuração e implementação do template em sua hospedagem. A agência digital Yogh também atende essas demandas, precisando entre em contato.

Mantenha o site atualizado e divulgue

Agora que seu site está no ar, mantenha sempre atualizado com as novidades de sua empresa. Invista também em soluções de divulgação na internet para que mais pessoas conheçam seu site.

Onde comprar temas para WordPress

Aqui indico alguns sites que vendem temas para objetivos variados e ótimas opções:

temas em wordpress prontos

Ainda tem dúvida entre um site exclusivo e tema pronto? Entre em contato conosco que avaliamos em conjunto.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta