Adicionando recursos ao seu site ou blog utilizando plugins para WordPress

Uma das grandes vantagens de escolher o WordPress como plataforma de desenvolvimento do seu site, é poder contar com uma vasta biblioteca de plugins, que podem agregar os mais diversos recursos ao seu projeto. Neste artigo procuramos dar uma visão geral de como essa característica funciona dentro do WordPress e como clientes, usuários e desenvolvedores podem ser beneficiados com isso.

Plugins WordPress

Atualizado em 21/03/2012

Plugins para wordpress

Um dos motivos do WordPress ter se tornado uma plataforma de desenvolvimento tão popular e poderosa é permitir que usuários e desenvolvedores adicionem novos recursos às suas aplicações web utilizando plugins. Até a data da publicação deste artigo, já existiam mais de 18.000 mil plugins desenvolvidos para o WordPress, agregando todo o tipo de recurso que você possa imaginar e o melhor de tudo é que a grande maioria desses plugins são 100% gratuítos ou possuem uma versão free.

Mas afinal, o que é um plugin?

O termo é muito conhecido dos desenvolvedores, no WordPress um plugin nada mais é do que um conjunto de scripts que combinados executam uma ou mais tarefas dentro de seu site, isso vai depender muito da proposta do plugin.

Você poderá encontrar plugins simples que servem apenas para inserir um botão de compartilhamento do Facebook em cada artigo ou página do seu site ou blog, como poderá encontrar plugins mais complexos que permitem adicionar tradução para múltiplas línguas em seu website, veja alguns possíveis recursos mais a diante neste artigo.

Quem cria e mantêm estes plugins?

Criar um plugin para WordPress pode ser muito fácil, se o profissional tiver os conhecimentos necessários para isso. Em suma, o desenvolvedor do plugin, também conhecido como autor, precisará ter conhecimento de algumas linguagens (não todas) como: PHP, CSS, XHTML, Javascript e também deve conhecer alguns conceitos da plataforma WordPress. Além disso, uma série de boas práticas devem ser respeitadas para que o plugin não acabe conflitando com outros plugins ou até mesmo com o próprio WordPress.

Detalhes importantes na hora de escolher seus plugins

Geralmente um plugin é criado quando existe a necessidade de determinados recursos serem utilizados em diferentes projetos, nestes casos criar um plugin não é o bastante, pois como qualquer outro software, existe um período de maturação até que ele se torne estável e sempre existirá a necessidade mantê-lo atualizado e tudo isso pode gerar muito trabalho.

Por essas razões escolher um dos muitos plugins disponíveis pode ser uma boa pedida, porém, procure ficar sempre atento à algumas questões na hora de escolher um plugin para o seu projeto como data da última atualização, versão atual e compatibilidade com a versão do WordPress que esta sendo utilizada.

Todas essas informações geralmente podem ser encontradas na página oficial do plugin ou na página do plugin dentro do domínio do WordPress.

Seguindo essas dicas você pode ficar mais seguro na hora de utilizar um plugin que você não conhece e terá maiores garantias de que eventuais bugs sejam corrigidos no futuro ou até mesmo que seus reports de bugs sejam atendidos com maior facilidade.

Algumas customizações podem ser necessárias

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Nem todos os plugins disponíveis são fáceis de trabalhar, em muitos casos pode acontecer de você precisar fazer algumas alterações no layout de seu site para conseguir o resultado que deseja ou até mesmo alterar próprio código fonte do plugin, para esses casos recomenda-se o auxílio de um profissional da área.

Na hora de atualizar seus plugins, procure ler o change log

Outra dica muito importante é procurar sempre ler o change log antes de atualizar seus plugins, eles trazem informações importantes sobre correções de bugs, adição de novas funcionalidades ou até alterações em funcionalidades já existentes. Algumas vezes você irá perceber que é melhor adiar uma ou outra atualização e continuar com aquela que você já conhece e sabe que é estável.

Como faço para encontrar plugins?

Uma breve pesquisa no Google com os termos: wordpress + plugins + o que quero encontrar já é suficiente para você encontrar alguns resultados, mas se quiser você poderá consultar o repositório oficial de plugins no próprio site do WordPress e fazer uma busca do que precisa.

E como eu instalo?

Esse artigo não ira abordar detalhes da instalação e gerenciamento de plugins, mas você poderá encontrar praticamente todas as informações necessárias para isso diretamente na documentação oficial do WordPress.

Instalar plugins sem conhecer seus efeitos pode causar problemas em seu site

Antes de instalar novos plugins, procure entender bem o que ele faz e que efeitos ele poderá causar em seu site. Um exemplo é que em alguns casos certos plugins podem acabar inserindo conteúdo dentro do layout de seu site , comprometendo a sua estrutura visual. Nesses casos somente alguém com um conhecimento mais técnico saberá como customizar esse conteúdo para se adaptar ao layout.

Alguns recursos que você pode adicionar no seu site ou blog com plugins para WordPress

Abaixo vamos listar algumas funcionalidades interessantes que você adicionar em seu projeto utilizando alguns dos plugins disponíveis para WordPress.

Inserir mapas de localização em seu site

Se você quer que seus usuários batam na sua porta, nada melhor do que fornecer para eles sua localização por meio do Google Maps.

Alguns plugins permitem que você adicione mapas facilmente nos posts e páginas de seu site.

Adicionando mapa de localização em seus posts e páginas com MapPress

Insira mapas utilizando a já conhecida interface do Google Maps

Habilitando tradução para múltiplas línguas

Tornar seu site multilínguas para abranger novos territórios e atender a novos usuários pode ser uma tarefa menos complicada ao utilizar alguns plugins disponíveis para o WordPress.

Plugins WordPress facilitam a tradução do conteúdo do seu site ou blog para múltiplas línguas

Você pode traduzir seu conteúdo alternando entre as abas de conteúdo de cada língua configurada

Melhore as buscas de conteúdo dentro do seu site com resultados mais relevantes

Apesar do WordPress ter um sistema de busca próprio, ele pode acabar frustrando o usuário final por não mostrar resultados relevantes nas buscas realizadas no conteúdodo seu site ou blog.

Alguns plugins procuram corrigir isso com várias técnicas que além de colocar os resultados mais relevantes no topo, diminuem o tempo da busca criando um cache das buscas mais frequentes em seu site.

Melhore os resultados de buscas internas em seu site ou blog

Apresente resultados mais relevantes nas buscas dentro do seu site facilitando seus usuários a encontrarem o que querem

Botões de compartilhamento para redes sociais em seus posts e páginas

Integrar seu site ou blog com as redes sociais pode aumentar consideravelmente o seu fluxo de visitas e para auxiliar nesta tarefa, redes sociais como o Facebook, Twitter e Google Plus disponibilizam várias ferramentas de integração, como os famosos botões de compartilhamento.

Infelizmente para integrá-los em seu projeto, você irá precisar ter ao menos algum conhecimento básico em algumas linguagens da web, porém, utilizando-se do WordPress você pode contar com vários plugins que adicionam esses botões automaticamente em seus posts ou páginas, é só instalar e configurar ou se você tiver algum conhecimento em programação poderá inseri-los manualmente em qualquer lugar do seu site.

Botões de compartilhamento de posts e páginas nas redes sociais

Aumenta o tráfego em seu site integrando-o com redes sociais

Para finalizar

Muitas vezes uma necessidade nossa em um projeto é a necessidade de muitos outros. Felizmente vivemos em um mundo onde um considerável número de pessoas gosta de contribuir com o desenvolvimento da internet e, para isso, criam inúmeras soluções gratuitas ou cobram pouquíssimo por elas.

Dentro do universo WordPress não é diferente. Milhares de desenvolvedores gastam milhões de horas criando e mantendo as mais variadas soluções em formato de plugins para WordPress e, como vimos, isso pode exigir um bom conhecimento e tempo de dedicação. Então, porque não utilizar todo esse material já disponível, não é mesmo?

No fim todos saem beneficiados:

  • O autor do plugin que se sente realizado ao ver que seu trabalho é reconhecido por milhares de pessoas ao redor do mundo ou pelo retorno financeiro, no caso de plugins pagos;
  • Os desenvolvedores web, empresas de marketing digital e agências de propaganda que podem utilizar melhor seu tempo e recursos para garantir um trabalho com maior qualidade final;
  • E os clientes ao descobrir que podem receber projetos de muita qualidade em menos tempo do que imaginavam.

É isso, espero que tenham apreciado este artigo, deixem seus comentários e caso queiram mais informações a respeito de plugins é só entrar em contato.

Até breve!

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta