Gamificação e a experiência do usuário

Os games são famosos por manter pessoas conectadas horas a fio, criando um novo universo para os seus jogadores. Agora chegou o momento onde várias áreas também querem manter seu público ocupado por um longo período de tempo, engajado e feliz. A gamificação se tornou um assunto popular muito rápido e isso tem explicação, gamificar […]

Marketing Digital

Atualizado em 06/11/2013

Os games são famosos por manter pessoas conectadas horas a fio, criando um novo universo para os seus jogadores. Agora chegou o momento onde várias áreas também querem manter seu público ocupado por um longo período de tempo, engajado e feliz.
A gamificação se tornou um assunto popular muito rápido e isso tem explicação, gamificar uma experiência dá tão certo porque nosso cérebro gosta de resolver desafios, competir, obter respostas rápidas e ter incentivo, além de várias outras experiências positivas que os jogos provém. Estudos mostram que os jogos ativam a dopamina no nosso cérebro, proporcionando prazer.

Por ser uma ferramenta que traz resultados, a gamificação foi muito aplicada na área de marketing, para alavancar a venda de produtos. Mas o objetivo agora é ir um passo além, e não só vender produtos, mas principalmente melhorar a experiência no uso do produto em si, cativando o usuário e o proporcionando uma boa experiência.

O que é gamificação

Gamificar uma experiência é utilizar elementos de jogo em contextos não convencionais de jogo, como escolas, serviços em geral, aplicativos e sites.

O jogo em si é uma experiência integrada, porém construída a partir pequenas partes. Quando queremos gamificar uma experiência, não significa que contruíremos um jogo completo e sim que vamos apenas utilizar alguns elementos dos jogos, como pontos, regras, objetivos, ranking e recompensas. Dessa maneira usar a gamificação é muito mais flexível do que criar um game.

Engajamento: melhorar a experiência do usuário

O principal objetivo da gamificação é melhorar a experiência do usuário através da dinâmica de jogo, aumentando o nível de relação do produto com a marca.

Feito para contar boas histórias e inspirar pessoas

Uma experiência gamificada é feita com o foco nas pessoas, saindo do objetivo simples de vender o produto,  focando no usuário e inspirando-o.

Contexto não convencional de jogo

A gamificação não tem o objetivo de fazer seus usuários se afastarem do seu produto e imergir em um mundo de fantasia. O objetivo é exatamente o contrário, de fazer seu usuário engajar ainda mais com seu produto e serviço, só que de uma maneira mais divertida.

A armadilha da gamificação rasa

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Ao mesmo tempo que a gamificação traz muitos benefícios, a aplicação errônea do conceito pode prejudicar a experiência, gerando frustração e perda de usuários. Conheça alguns erros comuns na aplicação da gamificação:

“Pontificação” e competição exagerada

As maiores falhas envolvem a aplicação de maneira errônea da gamificação, a tornando apenas uma “pontificação”, onde a experiência fica totalmente focada nas recompensas e se esquece da experiência e do conteúdo em si.

Mudança de foco

Com a competição exagerada entre os envolvidos na experiência, existe o risco do usuário começar a focar sua atenção apenas nos objetivos do jogo e não ter mais satisfação no objetivo da experiência em si, fator que pode de certa maneira viciar o usuário e enfraquecer a sua capacidade de executar a tarefa proposta.

Recomendações

A gamificação precisa ser planejada no início de cada projeto, não sendo um recurso que pode ser aplicado como uma camada, após o planejamento, pois faz parte do processo de design dessa experiência, no momento de definir o projeto e sua audiência é que deve ser considerado quando aplicar teorias de games. Seguem alguns pontos importantes que devem ser considerados:

Desenvolva um jogo tangível para a plataforma

Como interações gamificadas geralmente são mais complexas, elas devem ser planejadas para cada manipulação desejada. Como um jogo oferece interface de controle para cada console e plataforma, a experiência projetada também devem pensar nas variações possíveis para não gerar frustração para o usuário.

Entregue feedbacks construtivos

Como nos jogos recebemos retornos constantes, também é importante que nas experiências gamificadas respostas constantes sejam dadas ao público, assim ele se mantém atualizado e motivado a seguir no fluxo.

Ofereça um bom conteúdo acima de tudo

O conteúdo ou mensagem a ser passada continua sendo o fator mais importante da experiência, se a informação não for útil ao usuário e de boa qualidade, de nada vale a gamificação.

Fique atento com as restrições legais

Outro ponto que deve ser dado muita atenção é a questão legal, apesar de não haver um termo geral da gamificação existem vários problemas que devem ser evitados, principalmente a questão de privacidade do público e uso de sua propriedade intelectual.

Exemplos

Foursquare

O Foursquare é uma rede social muito utilizada onde as pessoas fazem check-in, compartilham e dão dicas sobre lugares. O uso da ferramenta é incentivado com pontuações, ranking e badges, uma espécie de premiação para quando se alcança um objetivo. O serviço é um dos exemplos mais conhecidos de gamificação digital e foi muito aceito pela população.

Foursquare e gamificação

Duolingo

O Duolingo é uma aplicação desenvolvida para browsers e dispositivos móveis que tem o objetivo de ensinar línguas estrangeiras. E para motivar seus usuários utiliza a gamificação, utilizando elementos de jogos como: objetivos, níveis e ranking. Manter uma pessoa concentrada no estudo a distância é um grande desafio e com esse modelo, ele consegue manter o aluno imerso por mais tempo que o usual, atingindo através do jogo seu objetivo de transmitir o conteúdo.

Gamificação no duolingo

Conclusão

A gamificação é um assunto em pauta hoje e provavelmente continuará por um bom tempo, visto os grandes benefícios que oferece. Com a difusão dos estudos na área espera-se que o conceito seja cada vez melhor aplicado, gerando uma experiência cada vez melhor para o público de diversos setores, e inclusive na área de desenvolvimento web.

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1 comentário

  1. Maria da Feminino Vaz

    trabalho com aulas particulares em casa e preciso de temas gostaria muito que me deixasse copiar as propostas para trabalhar com meu alunos.
    Atenciosamente, Maria da Conceição Vaz

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