Design Responsivo, a unificação da Web

Todos sabemos que hoje em dia, muitas pessoas usam o celular ou tablet para acessar a internet por alguns simples motivos, dentre eles está a facilidade de adquirir um smartphone e um plano de internet móvel, com isso, esta indústria de dispositivos mobile tem crescido significadamente. O que acontece é que pouca gente se lembra […]

Marketing Digital

Atualizado em 04/09/2014

Todos sabemos que hoje em dia, muitas pessoas usam o celular ou tablet para acessar a internet por alguns simples motivos, dentre eles está a facilidade de adquirir um smartphone e um plano de internet móvel, com isso, esta indústria de dispositivos mobile tem crescido significadamente. O que acontece é que pouca gente se lembra de dar atenção à este público, que muitas vezes poderia ser dona de uma grande fatia dos acessos ao seu site.

Não é uma experiência agradável para o usuário que acessa um site de um dispositivo mobile, visualizar uma página feita para uma tela relativamente maior. Talvez ela não queira mais voltar ali por não ter tido a melhor experiência possível. É aí que entra um Design Responsivo.

O que é Design Responsivo?

design responsivo de sites

É um Design pensado para diferentes circunstâncias, sejam elas tamanhos de tela, plataformas ou orientações, sempre vai responder ao comportamento do usuário. A página se “acomoda” da melhor forma possível independente se for carregada em um smartphone, ou em um computador de mesa.

The beauty of the web is its openness.
Don’t arbitrarily lock people out because of browser, device or configuration.
Brad Frost

Brad Frost, um Web designer e escritor, de Pittsburgh, diz que a beleza da Web é que ela é aberta, não deixando ninguém preso por causa do navegador, dispositivo ou configuração.

Tenha uma URL única! Evite usar subdomínios para site mobile

Muitos já devem ter acessado o site do terra.com.br pelo celular, e apesar de ser um site com Design Responsivo, a versão mobile é redirecionada para m.terra.com.br

site mobile responsivo

Esta é uma solução que muitos optam, fazer um site diferente para cada dispositivo. Certamente tem suas vantagens, mas nem tudo é perfeito, já vimos aqui que isso causa redirecionamentos defeituosos, dentre essa e outras desvantagens, está o mal aproveitamento dos espaços. Supondo que todo aparelho mobile que acessar o site, será redirecionado para m.example.com, o layout sempre será o mesmo, independente do tamanho da tela, por exemplo se compararmos a imagem abaixo com a imagem postada anteriormente, temos o mesmo tamanho de bloco, porém com espaços inutilizados nas laterais.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Site responsivo no celular em paisagem

Quais as vantagens do Design Responsivo?

O que não deixa dúvidas é que a experiência do usuário ao acessar uma página adaptada para o dispositivo cujo está usando, é relativamente maior e melhor.

Quem também gosta do Design Responsivo são os motores de busca, o próprio Google recomenda sites responsivos, como podemos ver nesse link, a configuração recomendada é de sites que usam Web design ágil, isto é, sites que funcionam em todos os dispositivos com o mesmo conjunto de URLs, com cada URL fornecendo o mesmo HTML a todos os dispositivos e usando apenas CSS para alterar como a página é processada no dispositivo.

Temos uma grande melhora se falarmos de SEO, pois você tem apenas uma única url, não precisando de redirecionamentos como já foi falado anteriormente. Isso também facilita o trabalho dos robôs de busca dos buscadores, e o compartilhamento do seu site entre usuários.

Lembrando que, conforme o autor do livro Responsive Design Workflow disse, isso tudo não é a Web Mobile, é apenas a Web sendo vista de diferentes maneiras.

Alguns sites com Design Responsivo desenvolvidos pela Yogh

Portfolio Site WordPress Computador UsadoSite WordPress PitchComPortfolio Site WordPress Elegance

 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta