Otimizando sua Landing Page

A Landing Page ou Página de entrada é a primeira página que o usuário terá contato ao entrar no seu site por um buscador ou por um email marketing. Não necessariamente, a Landing Page será a página Home. Se o usuário acessar um site de busca e fizer a busca de um produto específico, provavelmente a primeira página que o usuário terá acesso no seu site será a página de produtos. Caso esta página não esteja bem otimizada o usuário sairá do seu site sem sequer olhar o restante do conteúdo.

Tutoriais

Atualizado em 26/07/2011

A Landing Page ou Página de Entrada é a primeira página que o usuário terá contato ao entrar no seu site, este primeiro contato poderá ser feito, por exemplo, por meio de um buscador ou de um e-mail marketing.

Não necessariamente, a Landing Page será a página Home do seu site, vamos supor que você tem uma área de produtos no seu site e que o usuário buscou por um produto no Google e este produto estava disponível na sua página. Consequentemente a primeira página que o usuário terá acesso no seu site será a página do produto específico que ele buscou.

Vamos supor agora que a sua página de produtos não é otimizada, o conteúdo é confuso, o botão de comprar leva o usuário para diversos lugares do site, menos para efetuar a compra, além disso, ele ainda terá que instalar plug-ins para ver o conteúdo. A probabilidade de o usuário continuar no seu site é muito pequena, além disso, ele ainda poderá fazer uma propaganda negativa, prejudicando o seu site e suas vendas.

Devido a isso a otimização da Landing Page é um fator importantíssimo na construção do seu design e conteúdo. Seguem algumas dicas:

Faça o layout  que seu produto merece

Defina o design da sua Landing Page de acordo com o que você esta oferecendo, nem mais nem menos, não faça propaganda de algo que você não poderá oferecer, nem desvalorize seu produto com um design mal acabado. No caso de uma marca ou um produto, seu design deverá ser compatível com a marca (cores, logo, etc.), e com o produto que você está oferecendo, para que o usuário possa identificá-lo assim que acessar sua Landing Page. É importante também, que haja um estudo de caso em cima de seus concorrentes, verifique o visual de cada um deles e o que eles estão ganhando de você.

Distribua seu conteúdo de acordo com a resolução do monitor

Tome cuidado com o layout do seu site. Procure fazer layouts responsivos ou centralizados, ou seja, que adequam o conteúdo com a resolução do monitor. Se você tem um site com tamanho fixo que não se adequa com cada resolução, dependendo da resolução que seu usuário estiver usando ele poderá, por exemplo, ver o conteúdo todo à esquerda e à direita, um espaço sobrando sem conteúdo nenhum. Isso é mau visto pelos usuários. Por exemplo, no site da Amazon, temos a mesma página de produtos, mas com resoluções diferentes, perceba que o conteúdo se adequa e o espaçamento entre um produto e outro é modificado, de acordo com o tamanho da tela.

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Evite desenvolver sites com ferramentas que necessitam da instalação de componentes para mostrar o conteúdo

Evite utilizar conteúdos que necessitam de instalações de aplicativos para aparecer. Quando um usuário cai na sua Landing Page ele está buscando algo específico, se for necessário que ele faça downloads para conseguir visualizar o conteúdo de sua página é bem provável que ele saia da sua página sem fazer download algum.

Verifique a usabilidade e o bom funcionamento do seu site antes de colocá-lo no ar.

Faça uma verificação do funcionamento da sua Landing Page antes de sair divulgando ela por aí. É crucial que tudo esteja funcionando perfeitamente. Erros acontecem, mas não deixe seu usuário frustrado, fazendo com que ele chegue até sua página e veja que nada está funcionando da forma correta.

Clareza na navegação e no conteúdo de sua Landing Page

Deixe a navegação do seu site de forma clara e convidativa, para que através da Landing Page seu usuário tenha vontade de navegar pelo resto do site.

Botões de busca dentro do seu site

Botões de busca são importantes, pois ajudam seu usuário a buscar o conteúdo desejado de forma rápida. No entanto, dependendo do caso, eles podem ser prejudiciais para o seu site, pois se o usuário busca um produto ou um conteúdo e não encontra nenhum resultado, automaticamente ele sairá da sua página e buscará outro site. Por isso é importante que sejam sugeridos produtos ou conteúdos, semelhantes ao que ele estava procurando, para que o usuário sinta-se atraído por seu site e continue navegando nele.

Botões otimizados e que levam o usuário onde ele realmente deseja

Aperfeiçoe os botões da sua Landing Page. Se você tem uma página de produtos e você espera que o usuário compre esse produto, sua página deverá ter um botão comprar, por exemplo, bem localizado e que o leve direto para a compra, sem muita enrolação.

É isso aí pessoal, espero que aproveitem as dicas.

Leitura recomendada:

Landing Page Optimization – Tim Ash
Como otimizar uma Landing Page
Landing Page Optimization

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