Algumas facilidades do WordPress para otimizar seu site

O WordPress é hoje uma das ferramentas mais robustas, para publicação de conteúdo na Internet. Além disso, com ele é possível fazer algumas configurações e adicionar os mais variados plugins, que irão ajudar na otimização do seu site. Aliando isso a um conteúdo de qualidade, seu site ficará bem visto aos olhos dos buscadores, o que auxiliará no aumento da sua conversão.

Otimização de Performance

Atualizado em 24/05/2012

WordPress é um dos mais conhecidos e utilizados CMS (Sistema Gerenciador de Conteúdo) do mundo. Inicialmente ele foi desenvolvido como uma plataforma para blogs, mas ao longo do tempo o WordPress foi ficando cada vez mais poderoso e se tornando um gerenciador não só para blogs, mas também para sites, portais de conteúdo e lojas virtuais.

Por que o WordPress se tornou uma ferramenta tão poderosa?

O WordPress é uma plataforma robusta para publicação de conteúdo. Além disso, o WordPress recebe atualizações constantes, buscando sempre se adequar aos fatores considerados relevantes para os buscadores de conteúdo, como o Google, por exemplo.

Com algumas configurações e utilizando alguns plugins é possível tornar seu site bastante amigável aos olhos dos buscadores (Otimização de sites).

Quais fatores seriam esses? Quais plugins poderiam ser utilizados?

Abaixo serão listadas algumas formas para auxiliar o seu trabalho de otimização.

Configuração de Título e Descrição das Páginas

Dois plugins bastante utilizados para configurar as meta tags title e description são: All in One Seo Pack e WordPress SEO by Coast.

Com a utilização deles é possível configurar de maneira fácil o título e a descrição das páginas do site. Na Figura 1, temos um exemplo do plugin All in One SEO pack:

plugin-all-in-one-seo-pack

Figura 1 - Inserindo título e descrição no Plugin All in One SEO pack

Otimizando as Imagens do seu site

É importante salientar que as imagens deverão ser otimizadas para auxiliar na otimização do site. Além disso, os usuários não buscam apenas conteúdo escrito no Google, mas também imagens, por isso elas também poderão trazer tráfego para seu site.

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Para que essa otimização seja efetuada o WordPress disponibiliza junto com o cadastro da imagem um espaço para configuração do título da imagem, descrição, legenda, conforme é mostrado na Figura 2. Além disso, ao salvar suas imagens, insira nomes que condizem com o que ela está mostrando, por exemplo, “manutencoes-de-site-em-wordpress.jpg” e não nomes com “DSC0198.jpg”.

otimizando-imagens-no-wordpress

Figura 2: Otimizando imagens no WordPress

Utilizando URLs amigáveis em seu site

As URLs apesar de serem, muitas vezes esquecidas, são um fator bastante importante para otimizar o site e também para guiarem o usuário. Mas o que são URLs amigáveis?

As URLs amigáveis são URLs que demonstram para o usuário qual é o conteúdo da página que ele está vendo, sem inserir diversos caracteres que não dizem nada. Além disso, caso o usuário goste do seu site e queira visualizar novamente a sua página será muito mais fácil para ele lembrar a URL.

Por exemplo a url https://www.yogh.com.br/blog/dicas-para-sua-empresa/como-o-relacionamento-digital-ou-a-falta-dele-pode-afetar-a-sua-marca/. Pelo texto que está na URL, conseguimos identificar que o conteúdo visualizado será de como o relacionamento digital ou a falta dele poderá afetar minha empresa.

No entanto, o que vemos hoje constantemente na Internet, são URLs do tipo:

http://www.casasbahia.com.br/cat/MoveisdeEscritorio?Filtro=C93_C96&cm_re=pagea-_-leftsidebar-_-menu4

O que significa ?Filtro=C93_C96&cm_re=pagea-_-leftsidebar-_-menu4? Para os usuários ou para os motores de busca? Simplesmente nada, ambos ignoram. Aos olhos dos usuários e dos buscadores a URL ficaria apenas:

http://www.casasbahia.com.br/cat/MoveisdeEscritorio

Sitemap XML

O sitemap ou mapa do site, nada mais é do que uma lista organizada de todos os links que o site possui. Os buscadores, verão esta página como uma porta de entrada, onde estarão listadas todas as outras portas existentes para navegação no site. Como o WordPress, não possui essa configuração por padrão, é possível instalar plugins como Google XML Sitemaps , para que o mapa seja criado. Com este plugin é possível configurar, para que o sitemap seja atualizado de maneira automática, caso alguma alteração tenha sido feita ele comunica ao Google, configurar frequência e data das atualizações, entre outras opções.

O sitemap gerado pelo plugin Google XML Sitemaps será semelhante ao apresentado na Figura 3.

Figura 3 - Sitemap da Yogh

Conclusão

Devido a vários motivos e vantages, como estes listados acima, o WordPress se tornou um dos CMS mais utilizados e  bem vistos aos olhos dos buscadores. Pois além além das configurações padrões existentes nele para otimização de conteúdo, temos também uma infinidade de plugins disponíveis. Claro que para o seu site ficar otimizado, não basta apenas desenvolvê-lo em WordPress e deixar que o WordPress trabalhe sozinho, são necessárias algumas configurações e um conteúdo de qualidade. No entanto, aliando o seu trabalho com as facilidade da plataforma, seu site ficará mais otimizado e poderá ganhar posições em relação aos concorrentes.

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2 comentários

  1. Vítor

    Muito legal o post! Parabéns. Gostei muito da parte de URL amigáveis. Percebi, que vocês utilizam esse recurso em todo site. Só para entender, a parte de Portfólios do site de vocês são Página, Posts? Pq com essa url amigável fica imperceptível. Abraços!

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