Como a Web 2.0 está mudando a forma de aprender

A Web 2.0 está alterando a forma da educação no século 21, modelando uma nova forma dos alunos aprenderem e dos professores ensinarem, além de criar uma nova forma de interação entre alunos, professores e a comunidade como um todo.

Marketing Digital

Atualizado em 17/06/2010

Web 2.0

A Web 2.0 está alterando a forma da educação no século 21, modelando uma nova forma dos alunos aprenderem e dos professores ensinarem, além de  criar uma nova forma de interação entre alunos, professores e a comunidade como um todo.

Web 1.0 e o aprendizado tradicional

Informática Tradicional

De fato o processo de aprendizagem já evoluiu muito na Web 1.0, mas a  posição de todos era de audiência, a rotina era resumida a ler, receber e pesquisar.

Não é difícil lembrar das vezes que lemos um artigo importante e pensamos como ele poderia ser útil para o grupo de trabalho ou escola, e ao fim não repassamos a informação porque não tínhamos tempo na hora e no final a informação ficava perdida.

É fácil lembrar também como aprender algo novo e tirar dúvidas era difícil, geralmente estávamos resumidos a tirar dúvidas com um grupo pequeno de pessoas conhecidas.

O mundo ficou muito tempo aguardando por tecnologias mirabolantes na informática para facilitar o aprendizado. De fato as tecnologias que temos hoje aceleram e aprimoram muito o desenvolvimento de conteúdo, mas não são esses elementos que realmente vão mudar a forma de aprendizado.

Web 2.0 e o seu poder de compartilhar

Web 2.0

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

A Web 2.0 mudou drasticamente a forma das pessoas se relacionarem e aprenderem, de uma forma totalmente diferente do que estamos acostumados na educação tradicional, as informações são criadas e trocadas entre pessoas do mundo todo, nessa interação todo mundo aprende e ensina. E é essa nova forma de  interação nos motiva a compartilhar as informações que valem a pena.

Obstáculos na educação através das mídias sociais

Quando se fala de mídias sociais muitas pessoas, principalmente educadores ficam receosos, pois o termo remete diretamente à ferramentas como orkut e grande perda de tempo e distração.

Essa bagagem carregada pelo nome muitas vezes impede que as mídias sociais sejam adotadas para a educação. Mas não há razão para que estruturas que foram tão bem sucedidas com comunicação não sejam também utilizadas para aprendizagem, e isso já é provado pelo número crescente de escolas e empresas que compartilham informações sérias e importante através de ferramentas como ning, yahoo respostas, twitter e facebook.

Novos caminhos para aprendizagem com a Web 2.0

Baseados na tendência 2.0, em que todos serão membros ativos para aprender e ensinar temos que pensar cada vez mais em modelos de comunicação em forma de comunidade, onde todos tiram dúvidas, ensinam e ainda tem a possibilidade de pesquisar por informações já criadas.

Nesse sentido a Yogh trabalha no desenvolvimento de uma comunidade de perguntas e respostas, a Yogh Answers Community. Se trata de uma mídia social que tem o objetivo de criar interação entre usuários com dúvidas e/ou conhecimento em uma área específica, gerando alta quantidade de conhecimento, usuários e acessos em um área específica, determinada por quem adquire o produto.

Esta ferramenta pode ser utilizada para vários tipos de organizações diferentes e pode se tornar uma ferramenta muito poderosa para Instituições de ensino a distância.

Yogh Answers Community

Caso você tenha se interessado pela ferramenta é só entrar em contato que mandamos mais detalhes sobre o projeto, envie um e-mail para contato@yogh.com.br

Fonte: Educational Networking: The important role Web 2.0 will play in education. Steve Hargadon, Social Learning Consultant, Elluminate

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta