Como parar de perder dinheiro com Google Adwords

Nossos objetivos com esse artigo são: Aumentar a visão da empresa diante do novo comportamento do consumidor; Entender o papel do Google, do usuário e do anunciante; Qual a relação entre a relevância e o índice de qualidade da campanha; Como aumentar a relevância da campanha a fim de economizar; Alguns vazamentos de dinheiro nas campanhas e o remédio; As partes […]

Marketing Digital

Atualizado em 25/03/2015

tablet presenca internet google adwords

Nossos objetivos com esse artigo são:

  • Aumentar a visão da empresa diante do novo comportamento do consumidor;
  • Entender o papel do Google, do usuário e do anunciante;
  • Qual a relação entre a relevância e o índice de qualidade da campanha;
  • Como aumentar a relevância da campanha a fim de economizar;
  • Alguns vazamentos de dinheiro nas campanhas e o remédio;

As partes envolvidas no processo:

Produtos: mercadorias e ou serviços.
Clientes: pessoas físicas ou jurídicas que compram os produtos.
Consumidores: pessoas físicas ou jurídicas que consomem os produtos.

A empresa vai em busca do cliente e o cliente vai em busca do produto!?

Algumas ferramentas que as empresas usavam para exibir os produtos para as necessidades dos consumidores incluem anúncios em televisão, rádio, outdoor, jornais, revistas, feiras e panfletos. Muitas dessas necessidades anunciadas nessas mídias nem mesmo os consumidores sabiam que possuíam. De certa forma a empresa buscava o consumidor exibindo os produtos e soluções. Os clientes então buscavam os produtos visitando os locais físicos encontrando poucas opções e em alguns casos não encontrando os produtos devido às limitações geográficas e na maioria das vezes os consumidores não possuíam informações completas para comprar esses produtos.

Com o advento da internet a comunicação ganhou força em velocidade e impacto, a acessibilidade ao conhecimento e informação nunca foi tão grande, tornando possível o cliente ir em busca dos fornecedores e informações sobre o produto, permitindo ainda a interação a distância entre empresas e clientes, estreitando a relação da marca com os consumidores. A empresa através do site na internet exibe seus produtos com informações relacionadas e o consumidor se relaciona com a marca compartilhando os produtos, curtindo e recomendando estes produtos e o melhor de tudo comprando.

Nesta era digital os clientes e consumidores ganharam o Google, ferramenta que permite que a busca pelas empresas que possuem os produtos para as suas necessidades ou os comunicadores que possuem informações sobre esses produtos, que na maioria dos casos são pessoas relacionadas, blogueiros, comerciantes, fabricantes, órgãos governamentais, sites de notícias entre outros. Essa pesquisa ocorre independente se a compra ocorrerá online ou offline. Aqui entra o Google Adwords, plataforma de publicidade que permite as empresas anunciarem seus produtos para os usuários que pesquisam por eles.

Relevância em 1º Lugar

O Google veio com o objetivo de facilitar a vida dos usuários da internet indexando os assuntos, categorizando e atribuindo notas para determinar a relevância dependendo de vários fatores relacionados ao usuário e a pesquisa feita. O maior objetivo do Google, além de gerar receita, é gerar resultados relevantes para os usuários. Independente de tudo o Google sempre vai priorizar a exibição dos resultados mais relevantes, podemos determinar que ao se tratar do Google a palavra-chave é Relevância!

Podemos entender o processo da seguinte maneira, o usuário faz uma pesquisa, o anunciante cria um anúncio para o seu produto e o Google faz com que o usuário encontre as empresas. Sendo assim a empresa deve anunciar o que é relevante para os usuários de maneira que o Google entenda isso e valorize o anunciante. Uma métrica para medir a qualidade da campanha é o índice de qualidade da palavra-chave.

Qualidade é custo baixo!

O índice de qualidade da palavra-chave é a base para determinar o quanto vai custar o clique, quanto maior a nota da palavra, mais barato é o clique, consequentemente a conversão. Para alcançar um bom índice de qualidade certifique-se que a página de destino esteja estritamente relacionado com o anúncio.

Quando alguém pesquisa por sapato a intenção é entrar na página que tem os sapatos e não todos os tipos de calçados da loja. Então quando anunciar sapato feminino, direcione seus anúncios para as páginas que contêm somente os sapatos femininos. O que adianta exibir anúncio do seu produto para quem não quer o seu produto. Imagine alguém que pesquisa por “sapato feminino” ao clicar no anúncio vai para uma página com tênis e chinelos, sabemos o resultado imediato disso, um clique que poderia ter sido economizado.

Anunciar produto para quem quer o produto

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Vamos imaginar que seus anúncios de carro estão indo para a página de carro, e que seu anúncio deixa isso claro para o usuário. No entanto ele clica no anúncio de carro e encontra o serviço de mecânica de carro e não de revenda de carro. O que houve de errado?

Muitos usuários não leem o anúncio ou simplesmente não encontram objeção para clique com a intenção de encontrar o que procuram, agora quais medidas posso tomar para evitar que isso aconteça?

1º Segmentação da Palavra-chave

Temos 4 tipos de segmentação no Google, ampla, ampla modificada, frase e exata. Cada uma dessas segmentações vai servir como filtro para impedir que seu anúncio apareça inapropriadamente. Vamos entender melhor cada um destes vendo a seguinte ilustração:

segmentaçao-palavra-chaveRepare que são as mesmas palavras-chaves, no entanto as regras para acionar os anúncios são diferentes. Ao considerar usar essa estratégia, considere também a calda longa.

Calda-longaQuanto mais termos dentro de uma palavra-chave mais refinada precisará ser a pesquisa do usuário para acionar seu anúncio. Então fique de olho se você está exibindo para quem realmente você quer! Mesmo que o Google queira exibir o anúncio você pode não querer então ficam as dicas.

Conclusão

Aqui abordamos algumas das melhores práticas recomendadas pelo próprio Google.

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