Dando continuidade no Estudo de Caso do Cursos Guru, iremos mostrar com mais detalhes todo o trabalho desenvolvido pela Yogh sobre estratégia e execução das campanhas de Email Marketing deste cliente.

Estratégia das Campanhas

As campanhas são planejadas para diversos objetivos que vão desde informativos mensais ou quinzenais com as novidades do site, incluindo notícias e artigos das áreas relacionadas, mas como também os lançamentos de novos produtos e campanhas com promoções especiais e datas comemorativas, como Dia dos Pais, por exemplo.

Novos produtos

A cada novo curso que a empresa lança em sua loja virtual, a Yogh acompanha e desenvolve a peça de email e faz todo o trabalho para que a campanha tenha a melhor efetividade dentro da base de clientes dos Cursos Guru. Cada lançamento é sempre um novo desafio para que nossa equipe consiga atingir os objetivos e expectativas sobre o novo produto que será anunciado. Essas campanhas tem como objetivo principal a conversão em venda na loja virtual.

Divulgação de novos produtos através de Email Marketing

Divulgação de novos produtos através de Email Marketing

Newsletter – informativos periódicos

Semanalmente o Cursos Guru gera diversas novidades em seus sites como artigos, notícias, vagas de emprego, além claro dos cursos grátis de CAD e Office. Essa informação é estrategicamente selecionada e entregue na caixa de email de cada usuário que se cadastra no site para receber este tipo de informação. Com a informação selecionada, geramos um HTML, baseado num template criado de forma personalizada, para que cada edição da Newsletter seja entregue aos cadastrados no site. A Yogh toma todo o devido cuidado de fazer uma newsletter que contenha a menor quantidade possível de imagens, além de claro utilizar todas as tags das imagens corretamente, garantindo dessa forma uma maior efetividade na entrega de cada mensagem.

Newsletter com HTML otimizado

Newsletter em HTML - textos e imagens

Campanhas promocionais

A estratégia de divulgação por e-mail contempla também a divulgação de ofertas especiais como Frete Grátis e campanhas para datas especiais que tem tudo a ver com o Cursos Guru, como Dia dos Pais, Semana da Educação e outras datas comemorativas que acontecem ao longo do ano.

Campanhas promocionais de email marketing

Campanhas promocionais de email marketing

Planejamento

Para garantir um bom resultado do trabalho, além do planejamento alinhado diretamente com a estratégia e objetivos do cliente, a agência conta também com as ferramentas adequadas para gerenciar este trabalho de Email Marketing.

Segmentação dos contatos

Planejar bem uma campanha de email significa pensar em todos os detalhes que afetam o resultado da ação. Utilizando as melhores práticas e parâmetros para melhorar sempre os resultados de campanhas de email, é possível garantir sempre boas taxas de aberturas, cliques e consequentemente conversão. A segmentação correta da base de emails para cada disparo, é um trabalho essencial que garante o sucesso do investimento em cada campanha, além claro de manter a “saúde” da lista de contatos, que é 100% opt-in dos sites.

Ferramentas otimizadas de disparo

Com o uso de ferramentas de primeira linha para segmentar e disparar, a execução das campanhas têm uma melhor efetividade na entrega das mensagens, evitando que as mesmas sejam filtradas pelos sistemas anti-spam. Além de garantir o disparo efetivo, utilizamos configurações para que todas as campanhas sejam monitoradas tanto pela própria ferramenta de disparo, mas também seja integrada diretamente ao Google Analytics, onde é possível analisar todo o funil de conversão dos usuários por cada campanha.

Medindo resultados com Google Analytics

Cada campanha é devidamente configurada para ser integrada ao Google Analytics, e desta forma podemos visualizar o impacto utilizando todos os dados do site coletados pelos scripts do Google. Desta forma os resultados obtidos podem ser medidos através de métricas como taxas de abertura e cliques por cada link, o modo mais “arcaico” de métricas de email através da ferramentas de disparo. Com o Google Analytics podemos medir dados mais precisos como taxa de rejeição, % de novas visitas, taxas de conversão e todas as outras métricas que o Analytics oferece, e tudo isso agrupado por campanhas ou mídia Email. Veja abaixo como é possível visualizar no Google Analytics as campanhas de forma organizada por origem de tráfego “Campanhas” e tipo de mídia “email”.

Campanhas de Email no Google Analytics

Campanhas de Email no Google Analytics

Na loja virtual Cursos Guru, fizemos toda a configuração do funil de conversão através das métricas de Comércio Eletrônico do Google Analyitcs. Dessa forma conseguimos medir os resultados diretos como quantidade de transações, faturamento gerado por cada campanha e a taxa de conversão de cada disparo de email.

Conversões por campanha de email - métrica de ecommerce

Conversões por campanha de email no Google Analytics

Conclusão

O email marketing ainda é uma das principais ações de marketing digital que trazem resultado direto para os grandes portais de conteúdo e lojas virtuais. Para atingir os melhores resultados é importante ter uma equipe especialista e focada nessas atividades e claro não economizar em ferramentas que vão garantir o melhor resultado. A Yogh oferece um trabalho completo de gestão e execução das campanhas de Email Marketing, que engloba toda a estratégia, uso das melhores ferramentas e boas práticas de Email Marketing com o objetivo em melhorar a conversão.