Vídeos no site: use essa mídia a seu favor

O perfil dos usuários, assim como a internet muda a todo instante e estes agora estão começando a perder o interesse de ler. Devido a isso, os vídeos se tornaram grandes aliados na web, pois com eles conseguimos apresentar diversas ideias em um período de tempo curto.

WordPress

Atualizado em 30/03/2022

Porque usar videos no site

Quando pensamos em marketing digital no geral, seja construção de sites, blogs, Fan pages do Facebook ou Email Marketing, nosso objetivo é agradar o usuário e conseguir sucesso na web. Mas para isso precisamos de conteúdo, pois os buscadores (Google, Bing, Yahoo) gostam, do que os usuários gostam, e estes prezam por um bom conteúdo.
No entanto assim como a internet, o perfil dos usuários também muda a todo instante. E estes agora, estão começando a perder o hábito de ver conteúdos apenas em textos e as empresas estão tendo que se adaptar. Devido a isso, hoje é comum acessarmos sites e nos depararmos com algum vídeo na página inicial, ou em páginas internas dos sites, seja para apresentar uma marca, um produto ou uma campanha.
Os vídeos se tornaram grandes aliados na web, pois com eles conseguimos apresentar diversas ideias em um período de tempo curto, mantendo os usuários no site por mais tempo. Além disso, se o vídeo for efetivo, sua curiosidade irá aumentar, fazendo com que ele veja o restante do conteúdo do site. Mas não é só isso, se bem utilizados os vídeos possuem diversas vantagens.

Porque utilizar Vídeos nos sites?

  • Maior Interatividade: A utilização dos vídeos nos sites facilita na demonstração de um produtos, marca ou campanha. Com os vídeos a sua mensagem ficará muito mais clara, pois muitas vezes, imagens e textos enganam, por isso a chance dele efetuar uma conversão com um vídeo explicativo é muito maior.
  • Tempo que usuário fica no site: O tempo que o usuário permanece no seu site é maior. Não basta possuir apenas um número alto de visitas no site, essas visitas tem que possuir qualidade, tem que visitar outras páginas demonstrando interesse pelo conteúdo que está sendo apresentado.
  • Hype: Os vídeos facilitam na criação de Hype, que são campanhas, promoções, entre outras coisas “exageradas”, que dão o que falar, mas que são passageiras. Um exemplo é a campanha dos Pôneis Malditos da Nissan, que teve grande repercussão, mas que foi passageira.

  • Forma de apresentação é mais clara: Repassar uma ideia em texto ou imagem, nem sempre é uma tarefa muito fácil. Com os vídeos você consegue em poucos segundos prender o usuário e transmitir a mensagem que deseja.Apesar dos vídeos possuírem uma efetividade grande, não basta apenas sair criando vídeo e colocando no site. Por isso aqui vão algumas dicas: =D

Dicas básicas para inserir um vídeo no site

  • Vídeos atrativos: Produza vídeos que sejam mais atrativos para o usuários nos primeiros segundos. A chance dos usuários cancelarem a visualização no inicio da reprodução é muito grande, por isso, busque prender a atenção deles para o restante do vídeo.
  • Vídeos que convertam a uma ação: Deixe claro para seu usuário qual é ação que você espera dele, seja compra de um produto, preenchimento de um cadastro, ou apenas que ele compartilhe a informação.
  • Tempo do vídeo: Os vídeos deverão possuir um tempo razoável de aproximadamente 5 minutos ou menos. Se o vídeo for muito longo, você poderá correr o risco de perder o usuário. Claro que há exceções para esta regra, se você exceder muito mais que 5 minutos a chance dos seus usuários continuarem engajados com o vídeo reduz bastante.
  • Uso de palavras chave: Defina quais são as palavras que mais chamam a atenção dos seus usuários e utilize-as, no seu vídeo, caso seu vídeo não tenha narração, mostre imagens marcantes Utilize métodos que fiquem na cabeça de seus usuários, fazendo com que eles fiquem com um gostinho de quero mais, assim, a chance deles buscarem mais informações no restante do site será maior. Busque sempre manter seu usuário engajado no site o maior tempo possível.
  • Escolha do lugar adequado para divulgação: Não basta fazer um bom vídeo e sair inserindo ele em um local onde não possuirá destaque algum, ou juntamente com um conteúdo que não condiz com o mesmo. Os vídeos deverão ficar em um local apropriado, que chame a atenção dos usuários.

Alguns Cases que utilizam Vídeos em seus sites

Sparta Fundos de Investimento

Para incentivar seus clientes a investirem nos fundos, a Sparta Fundos de Investimento adicionou na Página Home, um vídeo que chamasse mais a atenção dos seus usuário.

Site sparta fundos de investimento

Cursos Guru

A organização Cursos Guru é um grupo de sites que distribuem conhecimento para áreas diversas, sendo cada portal, focado numa área diferente. Os grupos que pertencem a essa organização são CADguru e Officeguru. No sites dos CursosGuru são vendidos diversos cursos em DVDs relacionados à essas duas áreas: AutoCAD e Office.

Para apresentação dos cursos a organização desenvolveu vídeos agregados a conteúdos explicativos, para deixar claro pro usuário quais serão os assuntos abordados em cada vídeo.

Video na pagina de produto cursos guru

Conclusão

Os vídeos são bons aliados na hora expor seu conteúdo para o usuário, com a ajuda deles o conteúdo poderá ser apresentado de forma clara e rápida, sem que o usuário tenha que ficar lendo textos e textos. Além disso, os vídeos conseguem obter uma iteração maior do usuário, fazendo com que ele navegue no site por mais tempo, aumentando a chance da sua visita se converter em uma ação.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Deixe uma resposta