Presença das empresas na Internet: por onde começar?

Compartilhar:

Compartilhar por email

×

Comece com um teste simples: procure pelo seu serviço ou produto no Google. Exemplo: se você tem um restaurante aqui em Joinville, procure por “restaurante em joinville”. Nesta pesquisa sua empresa apareceu?

Resultado da busca para o termo "restaurante em joinville" - Google

Não?! Então você está perdendo uma ótima oportunidade de obter mais clientes e tornar a Internet uma boa fonte de novos negócios.

Tenha sua casa na internet

Assim como sua loja física, na Internet você precisa também ter sua casa para então trazer os usuários para conhecê-la. Criar uma loja virtual, um site institucional ou mesmo um blog permite que você mostre seu produtos, serviços e conhecimentos sobre um tema em específico. Além de ter, mantenha seu site atualizado.

Utilize as mídias sociais aderentes ao seu negócio

São muitas as mídias de interação com os usuários existentes hoje em dia. A diferença é saber qual delas se adapta ao seu negócio . Sua empresa deverá respeitar o público de cada uma e a forma adequada de interagir. Existem alternativas para todo o tipo de interação desejada como:

  • Facebook: de fácil interação, permite que as empresas identifiquem o que as pessoas acham de algum serviço ou produto novo, por exemplo. Eventualmente testar um novo protótipo, fazer uma pesquisa de satisfação.
  • Youtube: mídia específica para vídeos pode ser bem aproveitada para seu negócio se você puder utilizar para apresentar informações sobre um produto ou um processo de trabalho, por exemplo.
  • Slideshare: você com frequência realiza cursos e palestras? Que tal dividir suas apresentações através desta ferramenta. Os participantes adorarão ter acesso o material para rever e lembrar das explicações.
Página da empresa no Facebook

Apareça para quem te procura

O Google é o principal buscador do Brasil. Aparecer na primeira página do Google é uma garantia de que essas pessoas que estão procurando seu produto ou serviço encontrem sua empresa. Uma boa divulgação da sua empresa pode ser feita com as soluções de links patrocinados do Google e a otimização do site (SEO).

Mantenha seus clientes informados

Mostre para seus clientes o que sua empresa tem feito, novos projetos, crescimento da equipe com funcionários, mudanças na estrutura física, eventos e artigos da área. Novidades frequentes sobre seu negócio estimualm o acesso novamente dos clientes atuais e mostra para os novos clientes que a empresa está constantemente atrás de atualidades, se especilizando e melhorando para cada vez mais oferecer melhores serviços e produtos.

Utilize um blog ou uma seção de notícias para passar informação e divulgar as novidades da empresa. Novidades geram, em consequência, a participação dos usuários com comentários.

Comentários e discussões no blog da empresa

A internet está disponível nos celulares, esteja lá também

Um site bem desenvolvido já será bem visto pelos dispositivos móveis como: tablets e smartphones. Versões específicas de sites para dispositivos móveis são bem sugeridas para aquelas empresas que tenham clientes usuários dessas tecnologias. Amplie assim a possibilidade de que seu possível cliente te encontre e consiga visualizar as informações de sua empresa com mais facilidade.

Existem diversas maneiras para que seu cliente potencial te encontre na web. Seja pelo Google, pelas redes sociais ou até mesmo através do celular. O importante é sua empresa estar presente na Internet e disponível para que eles te encontrem de alguma forma. Cada empresa pode usar a Internet a seu favor para atingir seu objetivo de comunicação e relacionamento com os clientes, não importando o tamanho da empresa. Comece aos poucos, criando ou atualizando seu site, lembrando que o mais importante é estar presente para não perder essas oportunidades de negócios que estão acontecendo na web.

Escrito por

cristiane-schuelter

Cristiane Schuelter

Consultora de Soluções Web Possui habilidade para entender, interpretar e encontrar a solução mais adequada para a sua empresa. Atua na área de vendas mostrando e explicando cada solução possível para os clientes. E no tempo livre? Viajar é uma paixão.

Deixe seu comentário