Como estruturar o site da minha empresa?

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No momento de criar ou reformular um website vem a tona a dúvida em relação a “quais informações o site deve conter?”. Dúvida corriqueira e nada fácil para responder principalmente devido a grande quantidade de possibilidades existentes. Para te auxiliar a montar o escopo inicial de seu projeto aqui vão algumas dicas que agilizarão este processo.

Brainstorming inicial

Comece respondendo algumas perguntas e entendendo melhor o seu negócio:

  1. Seus clientes perguntam por que você não está na Internet?
  2. Qual o principal objetivo para minha empresa ter um site?
  3. Como é a presença de meus concorrentes na Internet?
  4. O que espero da Internet para minha empresa?
  5. Existem processos manuais que poderiam ser resolvidos com soluções web?

Com as respostas em mãos avalie aqueles recursos que te ajudarão a atingir seus objetivos relacionados a como divulgar sua empresa na Internet, confira a seguir.

Sugestão de recursos e páginas para seu site

As sugestões a seguir de páginas e recursos são utilizadas comumente nos projetos web.  Não existe um modelo único a ser seguido quando falamos da construção de um site, cada empresa requer páginas e recursos específicos para atender suas necessidades na web.

Páginas sobre a empresa:

Página ideal para apresentar histórico da empresa, dados institucionais, estrutura física, fotos do espaço físico. É a área do site que você pode gerar maior credibilidade.

Páginas de produtos e serviços:

Descreva de forma detalhada seus serviços e produtos utilizando conteúdo textual, imagens, vídeos explicativos, manuais, depoimentos dos clientes, prêmios obtidos pelo serviço ou produto. Uma alternativa para gerar divulgação espontânea é disponibilizar alternativas para que os usuários possam divulgar seus serviços através das mídias sociais ou ainda por e-mail.

Formulário de orçamento:

Ideal para facilitar o processo inicial de cotação de serviços e produtos. Se você já utiliza um questionário para entender as necessidades do cliente, monte-o no site, facilitará bastante o processo de orçamento e agilizará o atendimento.

Página de orçamento online
Exemplo de Página com Formulário de Orçamento

Novidades/blog:

Área do site utilizada para divulgação de novidades, artigos relacionados ao segmento de atuação da empresa, promoções, dicas. Mantendo a frequência na publicação de novidades no site, o seu cliente se sentirá motivado a visitar a página constantemente. Então seu site além de atrair clientes potenciais, será também um canal de comunicação com eles e uma referência em informações relacionadas a sua área de atuação.

Trabalhe conosco:

Para a empresa interessada em obter currículos a sugestão é colocar uma página para captação desses contatos. De forma espontânea as pessoas interessadas em fazer parte do quadro de colaboradores, efetuará o cadastrado e sua empresa terá currículos para futuros processos seletivos.

Recursos complementares:

Opt-in de e-mails:

Uma excelente forma de obter contato de e-mails dos usuários interessados em acompanhar as novidades da empresa é utilizar um recurso de opt-in de e-mails, comumente chamada de cadastro de newsletter. O cadastro é feito de modo espontâneo, sendo as campanhas de e-mail marketing futuras mais efetivas pelo alto interesse do usuário em receber novidades de sua empresa.

exemplo de recurso de opt-in de e-mails
Exemplo de recurso de opt-in de e-mails

Integração com mídias sociais:

Se a sua empresa utiliza as mídias sociais para manter a comunicação com os usuários, mostre-as em seu site e estimule a participação dos clientes em seu site e também no Facebook, Twitter, Youtube, entre outras. É possível também incorporar no site botões de engajamento social como tweet, curtir e +1, bem como integrar ferramentas de comentários do Facebook por exemplo.

Recurso de busca ou filtro:

Sites com muitos produtos ou conteúdo requerem uma ferramenta de busca ou filtro. Esses recursos permitem a busca de alguma informação específica no site de modo rápido e fácil.

exemplo de recurso de filtro em uma página de produtos
Exemplo de recurso de filtro na página de produtos do site da empresa Vetanco

Suporte multilínguas:

Se o negócio comercializa produtos ou executa serviços para o exterior um recurso necessário em seu site é o de suporte multilínguas. Ele permite a inclusão de mais idiomas em seu site, facilitando aos estrangeiros o acesso ao conteúdo do seu site.

Montado a Estrutura do Site

Com os recursos e as páginas definidos, você pode montar a estrutura do seu site para auxiliar na visualização do projeto completo, como o exemplo a seguir:

Exemplo de estrutura de um projeto de blog
Exemplo de estrutura de um projeto de blog

O site é uma representação do que sua empresa é e faz. Nem todas as páginas e recursos apresentados acima são necessários para criar o site da sua empresa, cabe a você analisar aquelas que se adaptam melhor a sua realidades. Pense sempre em como seu cliente vai visualizar as informações, mais importante que o dono do site gostar, é o cliente se interessar em conhecer mais a empresa.

Uma forma eficiente de definir a estrutura do site é montá-la como se estivesse apresentando sua empresa, produtos e serviços diretamente ao cliente. Seja organizado em suas explicações e objetivo. Com as ferramentas e informações ideais com certeza seu site atingirá o objetivo desejado. Sucesso.

Escrito por

cristiane-schuelter

Cristiane Schuelter

Consultora de Soluções Web Possui habilidade para entender, interpretar e encontrar a solução mais adequada para a sua empresa. Atua na área de vendas mostrando e explicando cada solução possível para os clientes. E no tempo livre? Viajar é uma paixão.

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