A importância das etapas de um projeto web

Quando pensamos em contratar profissionais para desenvolver um site, blog, ou qualquer outro serviço de divulgação na internet, muitas vezes não pararmos pra pensar que antes do site estar finalizado, e publicado na internet, ele passará por diversas etapas. Mas qual é a improtância dessas estapas para a finalização do meu projeto?

Marketing Digital

Atualizado em 12/09/2012

Quando pensamos em contratar profissionais para desenvolver um site, loja virtual, portal ou blog, não paramos para perceber que antes do site estar finalizado e publicado, ele passará por diversas etapas.

Você pode se perguntar:

Será que essas etapas de projetos são realmente necessárias? Ou elas não passam de uma enrolação da empresa para ganhar mais tempo? A tarefa é simples, apenas queremos um site ou uma página que divulgue nosso serviço ou nossas ideias na internet. Por que tantas etapas?

As etapas de um projeto não foram criadas por acaso.

Elas não servem para as empresas ganharem tempo. Elas existem para que o projeto seja finalizado com sucesso, contendo o mínimo de problemas possíveis e com uma alta satisfação do cliente.

As etapas de projeto podem variar de uma empresa para outra. Cada empresa irá definir qual é a melhor forma para trabalhar e concluir o projeto solicitado.

Etapas de um projeto Web

Etapas de um Projeto Web

Vamos te mostrar as etapas de trabalho que temos aqui na Yogh.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

Elas serão descritas e explicadas para que você compreenda a importância de cada uma delas em seu projeto. É por meio deste processo que conseguimos chegar ao resultado esperado.

Então, vamos lá?

1. Planejamento do Projeto

notes-514998_640

Após o primeiro contato do cliente é necessário que seja feito um planejamento para garantir que todas as informações sejam organizadas de forma clara.

Mediante estas informações a proposta comercial é efetuada. Na proposta constará tudo que será criado e desenvolvido para o projeto web.

Nesta etapa é feito um estudo dos concorrentes do cliente para que a equipe possa entender melhor em qual é o mercado de atuação da empresa.

Este estudo e planejamento será alinhado com o cliente para verificar se a expectativa dele em relação ao projeto está de acordo com a proposta.

Com isto feito, passamos para a segunda etapa.

2. Design

É necessário identificar qual é (ou será – caso a empresa não tiver uma marca) a identidade visual do cliente, pois caso ele já possua uma marca ou logo é necessário que o visual do site seja compatível.

Um exemplo é a loja virtual A.Craft. Foi projetada de acordo com a identidade visual da loja. Você pode perceber que existe toda uma compatibilidade de cores, estilos e organização.

exemplo-de-site-acraft

O design vai muito mais além que o visual!

É necessário que seja feito um estudo do posicionamento dos elementos na tela. Com isto é possível:

  • Verificar quais itens devem estar mais destacados;
  • Quais serão os botões de ações, entre outros detalhes que irão variar de negócio para negócio.

Finalizada e aprovada a etapa de design, é iniciada a terceira etapa – a implementação.

3. Implementação do site

A implementação do site transforma em realidade tudo o que foi aprovado na etapa de design.

Nesta etapa é necessário que o site seja visível de forma correta nos diversos navegadores, como: Internet Explorer, Firefox, Google Chrome e Safari.

ok

Além disso, o site tem que ser desenvolvido de acordo com as diretrizes dos buscadores, como o Google, para que apareça nos mecanismos de busca.

Finalizada a implementação, chega a hora dos testes.

4. Testes do Projeto

Nesta etapa o site é testado e validado por diversos membros da equipe.

teste

É feita a validação de todo o funcionamento do site. Ou seja: cada detalhe, cada página, cada link, tudo que está dentro do site e tem relação com ele, é checado e verificado não só por uma pessoa, mas pela equipe inteira.

Após ser aprovado internamente, testamos o site juntamente com o cliente para que ele verifique se o resultado foi como o esperado.

Depois de testado e validado seu site será entregue.

5. Finalização e Acompanhamento

Nesta etapa o principal objetivo é garantir a satisfação do cliente.

office-1209640_640

O cliente irá receber treinamento para que possa efetuar a administração do site. Realizada esta etapa o projeto é considerado como entregue.

Mas ainda não acabamos!

Para sua melhor satisfação, iremos acompanhá-lo o tempo necessário, sugerindo novos recursos e novas funcionalidades para o projeto, buscando manter o mesmo sempre atualizado na Web.

Conclusão

Se os projetos não passassem por diversas etapas e essas etapas não passassem pela aprovação do cliente, a chance do projeto chegar ao fim com um resultado inesperado é muito grande.

Ou seja: a frustração pode ser grande.

Com este processo de trabalho vamos adequando suas necessidades a cada etapa do projeto. Assim o resultado final será satisfatório.

Que tal receber nosso conteúdo por email?

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba grátis as últimas novidades sobre o WordPress no seu e-mail.

2 comentários

  1. joao Carlos

    embora o tema seja interessante, julgo que devia ter um outro titulo de forma a nao confundir. Por exemplo para mim pareceu tratar, a primeira, de etapas de um projecto de forma geral e nao um projecto especifico.

Deixe uma resposta